Alofi Political Observer
SEE OTHER BRANDS

Your politics and government news reporter from Niue

Primeiros “cidadãos do clima” aprovados por Nauru em programa inédito no mundo

AUCKLAND, Nova Zelândia, Aug. 05, 2025 (GLOBE NEWSWIRE) -- A República de Nauru deu as boas-vindas aos seus primeiros novos cidadãos no âmbito do Programa de Cidadania de Resiliência Econômica e Climática do governo, anunciado na COP29 no final do ano passado.

Nauru, classificada como a quinta nação mais vulnerável do mundo no Índice de Vulnerabilidade Multidimensional (MVI) das Nações Unidas, por sua maior exposição a choques econômicos e ambientais, lançou o programa como uma forma de investidores conscientes adquirirem uma cidadania adicional enquanto contribuem para projetos de adaptação climática e desenvolvimento sustentável na região do Pacífico Sul.

O CEO do programa, Edward Clark, revelou que o primeiro candidato aprovado é uma família alemã de quatro pessoas que recentemente vendeu sua empresa familiar de longa data — uma empresa alemã bem conhecida e respeitável — e atualmente mora em Dubai.

"Eles estavam procurando uma segunda cidadania para lhes fornecer um Plano B, dada a atual volatilidade política global, e escolheram o Programa de Cidadania de Resiliência Econômica e Climática de Nauru porque a contribuição estava indo para combater os impactos das mudanças climáticas na ilha", explicou.

Sr. Clark, que tem uma extensa experiência em bancos internacionais, crimes financeiros e conformidade, disse que demorou menos de quatro meses desde o recebimento do pedido até a concessão da cidadania, e que processos rigorosos de due diligence foram seguidos.

“Este é um pilar fundamental do nosso programa e uma salvaguarda para a reputação e segurança de Nauru”, declarou ele.

"Todos os candidatos passam por verificações com agências internacionais de aplicação da lei e estão sujeitos a uma verificação aprofundada de antecedentes. Todo o nosso processo de inscrição é consistente com as melhores práticas internacionais.”

Segundo ele, somente indivíduos altamente capacitados, aptos a participar da construção do futuro de Nauru, receberão a cidadania.

"A concessão da cidadania nauruana a esta família é um marco importante para o programa e proporciona ainda mais confiança para aqueles que estão atualmente explorando a cidadania nauru por investimento.”

Nauru está embarcando em um projeto de longo prazo que reformará a nação diante dos desafios econômicos e das mudanças climáticas, que, além de lidar com questões como segurança alimentar e hídrica, inclui a “Iniciativa de Terrenos Mais Elevados”, realocando quase toda a população da costa para terrenos mais altos.

Os novos cidadãos da Alemanha se inscreveram por meio dos agentes internacionais de migração Henley & Partners, que em um comunicado disseram que a empresa está "incrivelmente orgulhosa de representar o primeiro candidato a receber com sucesso a cidadania sob o Programa de Cidadania de Resiliência Econômica e Climática da República de Nauru.

“Para nossa empresa, isso vai além da mobilidade; trata-se de direcionar capital para um pequeno estado insular em desenvolvimento que enfrenta riscos climáticos reais.”

"Este é um exemplo claro de como a migração de investimentos, quando adequadamente projetada e governada, pode canalizar capital para medidas de resiliência econômica e climática e criar um futuro mais sustentável", concluiu o comunicado.


Contato com a imprensa:
barbara@crcpr.com.au

Primary Logo

Legal Disclaimer:

EIN Presswire provides this news content "as is" without warranty of any kind. We do not accept any responsibility or liability for the accuracy, content, images, videos, licenses, completeness, legality, or reliability of the information contained in this article. If you have any complaints or copyright issues related to this article, kindly contact the author above.

Share us

on your social networks:
AGPs

Get the latest news on this topic.

SIGN UP FOR FREE TODAY

No Thanks

By signing to this email alert, you
agree to our Terms & Conditions